O direito à autodeterminação. O conflito na Ucrânia
interessa a todo o mundo pelo simples fato de que a estabilidade internacional
alcança a todos direta ou indiretamente.
O Direito Internacional deve uma resposta.
Acredito que a questão central do conflito é o direito à autodeterminação
dos povos. Como deve ser compreendido? Quais são seus limites? Como aplicá-lo à
Ucrânia e à Crimeia? Diante das perguntas, proponho alguns subsídios para o
diálogo no âmbito jurídico. Serão feitos em duas partes para se adequar a este
espaço.
O direito à autodeterminação dos povos impõe à comunidade internacional o
dever de respeitar a decisão de cada povo com relação à sua independência e à
definição de seu próprio regime jurídico-político.
Esse princípio pode ser extraído do Artigo 1º, parágrafo 2º, da Carta
das Nações Unidas, que o menciona expressamente. A aplicação desse direito pode
ser encontrada em diversas Resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Alguns
exemplos: nº 1514 (XV), nº 1541 (XV), 1654 (XVI) do Conselho de Segurança da
Organização das Nações Unidas – ONU, e a Resolução nº 2625 (XXV) da Assembleia
Geral da ONU.
Há limite ao princípio da autodeterminação
dos povos? Não é raro encontrar na doutrina o entendimento de que esse princípio encontra
seu limite na integridade territorial (Jaume Saura. Aqui). Esse pensamento pode ser amparado pelo inciso 6 da referida Resolução
1514 (XV) que declara “todo intento destinado a quebrantar total ou
parcialmente a unidade nacional e a integridade territorial de um país é
incompatível com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.”
Mesmo quem partilha dessa tese admite – ou pelo menos deveria admiti-lo –
que tal limite não é de aplicação absoluta. A própria Resolução nº 1541 (XV) do
Conselho de Segurança da ONU, em seu Princípio VI, do anexo, prevê exceções:
“Pode-se considerar que um território não autônomo alcançou a plenitude
do governo próprio: a) Quando passa a ser um Estado independente e soberano; b)
Quando estabelece uma livre associação com um Estado independente; c) Quando se
integra a um Estado independente.”
No entanto, ao julgar a legalidade da declaração de independência de
Kosovo, a Corte Internacional de Justiça entendeu que a finalidade do princípio
da integridade territorial está circunscrito à esfera da relação entre os
Estados. As manifestações internas não são alcançadas pelo princípio da
integridade territorial. (Advisory Opinion of 22 July 2010, Accordance with Internacional
Law of the unilateral declaration of independence in respect of Kosovo, § 79 e
§83. Aqui).
A Corte invocou três disposições para sustentar esse entendimento:
a) o Artigo 2º, § 4, da Carta das Nações Unidas que estabelece que “4. Los Miembros de la Organización, en sus relaciones internacionales, se abstendrán de
recurrir a la amenaza o al uso de la fuerza contra la integridad territorial o
la independencia política de cualquier Estado, o en cualquier otra forma
incompatible con los Propósitos de las Naciones Unidas.” (destaque meu)
b) O art. IV do Ato Final da Conferência de Helsinki sobre Segurança e
Cooperação na Europa, de 01 de Agosto de 1975, no qual se declara que “[t]he participating
States will respect the territorial integrity of each of the participating
States”;
c) Resolução 2625 (XXV), da Assembléia Geral da ONU, intitulada
“Declaration on Principles of International Law concerning Friendly Relations
and Co-operation among States in Accordance with the Charter of the United
Nations”, que também reitera o mesmo entendimento: “[t]he principle that States
shall refrain in their international relations from the threat or use of force
against the territorial integrity or political independence of any State.”
A Corte inclusive enfrentou a argumentação da Sérvia e de outros
participantes do processo no sentido de que o princípio da integridade
territorial está implícito no direito à “self-determination”.
A Corte afastou a
argumentação mostrando que os precedentes trazidos não se aplicavam ao caso.
Todos foram declarações de independência feitas com base na violência, o que
comprometeu a legalidade (§§ 80 e 81).
A declaração de independência de Kosovo, em relação à República da
Sérvia, se deu em 2008. A Constituição da Sérvia de 2006 previa a “Província de
Kosovo” como parte do território da Sérvia (preâmbulo, artigos 182 e 114. Aqui).
A Corte Internacional de Justiça também levou em consideração a
Resolução 1244 (1999) do Conselho de Segurança da ONU, que autorizava a
presença internacional no território Sérvio na tentativa de solucionar os
conflitos ali existentes. Sustentou que essa Resolução também compunha o marco
jurídico dentro do qual a declaração de independência foi proclamada.
Cabe recordar, entretanto, que antes mesmo da sobrevinda da referida
Resolução da ONU (1999), a Constituição vigente na Sérvia à época (de 1990)
também já estabelecia que a Província autônoma de Kosovo integrava o território
sérvio (artigos 6 e 108. Aqui).
Duas conclusões se podem extrair do entendimento da Corte:
a) a Resolução 1244 (1999) da ONU passou a integrar o marco jurídico
existente, a partir de 1999, de maneira a reconhecer a existência de conflito
na região, e não para negar a Constituição então vigente (de 1990).
b) a declaração de independência feita em 2008 se colocou, formalmente,
contra a Constituição de 2006, mas não foi considerada como ilegal em vista do
contexto de conflito em que foi proclamada e, sobretudo, por força do princípio
à autodeterminação dos povos.
Diante do exposto, propomos a seguinte conclusão sintética: segundo o
Direito Internacional, a Constituição e a integridade territorial não configuram
obstáculos capazes de impedir a declaração de independência, quando tal
declaração se dá em um contexto de conflito.
Na próxima postagem, segue a reflexão com relação à aplicação do direito
à autodeterminação à situação da Ucrânia.
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